Mas porquê uma Academia de autoconhecimento específica para o Brasil?

O Brasil tem um papel muito importante no mundo por ser o lugar mais rico em recursos naturais do planeta. Temos aqui os 2 maiores aquíferos do mundo e a maior biodiversidade. Se enxergarmos a Terra como um corpo, podemos dizer que o lugar onde o Brasil está situado, é o coração. Curiosamente o formato geográfico do Brasil lembra um coração.

A função física (externa) do coração humano é bombear o sangue oxigenado (arterial) proveniente dos pulmões para todo o corpo e direcionar o sangue desoxigenado (venoso), que retornou ao coração, até os pulmões, onde deve ser enriquecido com oxigênio novamente. O coração equilibra o corpo. O coração recebe e distribui a essência da vida, que basicamente é água (sangue) e ar (oxigênio).

A função espiritual (interna) do coração é amar. É sentir e irradiar vida. É dar e receber. É fluir.

O lugar onde o Brasil está situado, principalmente a Amazônia, é responsável pela circulação de água e oxigênio para toda América do Sul e influencia o equilíbrio ambiental de todo o planeta.

Podemos dizer que a função espiritual do Brasil como coração da Terra está descrita em nosso Hino Nacional: “BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO”. O coração é o símbolo do Amor, e nós temos essa função: simplesmente ser o AMOR, viver o amor na prática e irradiá-lo para todo planeta.

O Amor é a nossa maior riqueza. Quando redescobrimos o amor incondicional podemos sentir o privilégio e a gratidão de viver no lugar mais abundante do planeta. Assim amamos e respeitamos esta Terra Sagrada. Esta tem sido a minha experiência de vida. Eu amo o Brasil, amo as pessoas que vivem aqui e a minha paixão é ajudar a resgatar o amor por este lugar. Para esta redescoberta do amor acontecer é preciso de autoconhecimento.

Autoconhecimento é a chave para redescobrir o amor e nos reconectarmos espiritualmente.

Já ouviram falar da famosa frase: “Conhece-te a ti mesmo” de Sócrates? A frase completa é: "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo." Sócrates foi um grande defensor do autoconhecimento, e durante a sua vida dedicou muito tempo para tentar entender a sua própria natureza. Afirmou que nenhum indivíduo era capaz de praticar o mal conscientemente e propositadamente, mas que o mal era um resultado da ignorância e falta de autoconhecimento.

Esta frase indica que o primeiro passo para o verdadeiro conhecimento é nos conhecermos a nós próprios. Se queremos conhecer o mundo à nossa volta, devemos em primeiro lugar conhecer quem somos nós. O conhecimento e conhecer a nós próprios é um processo, uma busca que não tem fim e a cada dia podemos aprender mais.
O processo de autoconhecimento muda a forma como uma pessoa interage com o mundo e com as outras pessoas, abrindo a possibilidade para conhecer e aprender novas coisas.
Hoje parece que estamos muito longe de cumprir com essa função de ser o símbolo do Amor porque não fomos educados a ter autoconhecimento como parte da nossa vida. Fomos educados apenas para conquistar coisas externas, ganhar dinheiro, ter sucesso e assim nos realizarmos no mundo externo, mas nos esquecemos do mundo interno. Esta forma superficial de viver a vida faz com que não seja possível perceber e nem sentir o valor real desta terra. Estamos vivendo a partir de um nível de consciência muito baixo, que chamamos de consciência do Eu.

Esta consciência autocentrada é que está causando todos os problemas que vemos em nosso país e no mundo.

A única solução é a transformação da consciência. Temos que nos mover para uma consciência de unidade, onde percebemos e sentimos que tudo e todos estão interconectados.

Nós nos sentimos desconectados de nós mesmos, dos outros, dos animais, da natureza, do universo. Esta desconexão se manifesta na sociedade como violência, corrupção, medo, ganância, ódio, insegurança, disputa de poder, entre outros sintomas.

Na nossa vida pessoal a desconexão nos faz experimentar estresse, ansiedade, depressão, pânico, insegurança e preocupações obsessivas.
A desconexão afeta também nossa relação com a natureza, que por causa da nossa insensibilidade destruímos as florestas, poluímos os ares e contaminamos as águas, nossa fonte da vida. A cegueira é tão grande que não percebemos que ao fazer mal à natureza e aos outros estamos fazendo mal à nós mesmos.

Só iremos resolver de verdade esses problemas quando sentirmos de verdade a interconexão que existe entre todos os seres vivos deste planeta.

Esta conexão que se manifesta como empatia, amor e compaixão não é apenas espiritual, é física também.

Hoje a ciência comprova como o nosso cérebro é afetado positivamente quando sentimos conexão. O resultado é que temos clareza e tomamos decisões corretas. E assim nos tornamos seres humanos felizes e capazes de servir para um bem maior da sociedade.

Escrito por Ricardo Cury.

ABRA – Academia Brasileira de Autoconhecimento

Abra